sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

RECUPERAR SENHA DE USUÁRIOS: Windows 9x, 2000, XP, VISTA.


       O termo usado no título,RECUPERAR SENHA DO WINDOWS , embora seja a forma mais comum para se referir ao assunto, não é totalmente correto.
Falo desta  interessante aplicação,  desenvolvido em LINUX, que permite alterar senhas e algumas configurações de usuários de sistemas operacionais, Servidores ou CLIENTES instalados em bases NTFS ou FAT.
Alguns podem pensar que tal artigo faz apologia às invasões de Computadores, algo ilegal ou coisa parecida, mas isso não é verdade.

A ferramenta que descrevo a seguir é muito útil para administradores de PCs, PROGRAMADORES, ANALISTAS DE SISTEMAS que, por qualquer motivo precisem de acesso a um Computador mas não possuem uma senha válida. Imagine um administrador de redes que teve um mal súbito, morreu e levou consigo a senha do administrador. Ou um usuário que foi demitido, alterou senhas propositadamente e desapareceu.
São muitos os motivos que levarão alguém a precisar trocar a senha de um usuário, seja mesmo para dar suporte a  terceiros ou para uso próprio.
Também precisamos considerar o seguinte: Alterar uma senha para ter acesso a uma determinada conta é aceitável do ponto de vista administrativo.  Descobrir a senha de alguém, não alterá-la, e fazer incursões por seu computador, se fazendo passar por ela, isso sim seria uma conduta duvidosa.
Vamos ao que interessa:
Baixe a imagem disponível aqui e “queime-a” em um CD (Não é para simplesmente copiar e colar);
Faça o boot pela unidade de CD (com o CD nela, é claro) e siga as instruções do CD.
Tecle ENTER quando o CD solicitar a opção de boot;
PASSO 1: SELECIONE O DISCO ONDE O WINDOWS ESTÁ INSTALADO:
Normalmente, os Computadores possuem apenas um disco e uma partição, portanto, basta teclar ENTER nesse passo. Caso você tenha mais de um disco (HD) ou partição, escolha o destino desejado.
PASSO 2: SELECIONE O CAMINHO E ARQUIVOS DE REGISTRO:
Ele perguntará qual o diretório (pasta) onde se encontram os arquivos de registro do Windows, trazendo como padrão WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG. Se você não alterou isso durante a instalação, basta teclar ENTER.
Agora ele perguntará qual ação você quer executar: O padrão é 1 (password reset) tecle ENTER;
PASSO 3: EDIÇÃO DO REGISTRO OU SENHA:
O sistema pergunta o tipo de ação baseada na opção anterior: O padrão é 1 (EDIT USER DATA AND PASSWORDS) tecle ENTER
Será exibida uma lista com os usuários disponíveis e um prompt pedindo para você digitar o USERNAME que deseja editar: O usuário padrão é Administrador (ou administrator), tecle ENTER se esse for o usuário que você deseja editar, ou digite o USERNAME desejado.
Em alguns casos a conta do ADMINISTRADOR fica desativada por questões de segurança. Se o sistema de alteração de senha verificar que a conta está desativada, perguntará se você deseja ATIVAR, DESBLOQUEAR e ajustar a conta como SENHA NUNCA EXPIRA, digite y e tecle ENTER, não teria sentido alterar a senha e deixar a conta desativada ou bloqueada.
Agora vem a edição da senha propriamente dita: O sistema apresentará duas opções:
Digite * (asterisco) para apenas ”limpar “ a senha (deixar em branco) ou digite uma senha e tecle enter.
Preferencialmente, ajuste a senha para branco (digitanto apenas * e teclando ENTER), essa é a opção que apresenta menos falhas.
Ao teclar enter, o sistema pergunta se você quer realmente trocar a senha, digite e tecle ENTER.
Se precisar alterar a senha de mais algum usuário, basta digitar o nome dele no prompt seguinte, teclar enter, e repetir o processo acima.
Quando terminar de alterar todos os usuários desejados, digite (exclamação) para sair da edição,  depois e tecle ENTER.
PASSO 4: GRAVANDO AS ALTERAÇÕES:
Por fim, o sistema pede para que você confirme as alterações, digite y e tecle ENTER.
Será apresentada uma opção de NEW RUN (executa o sistema novamente) para que você faça a alteração em algum ususário que tenha deixado para trás. Digite e tecle ENTER.
Remova o CD da unidade e reinicie o computador.
Se você optou por limpar a senha (deixar em branco) basta usar o nome do usuário editado para fazer login e teclar enter.
Uma atualização do sistema para quebrar senhas encontra-se disponível aqui.
Dúvidas, críticas, sugestões ? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário